O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Atualmente escutamos muito falar em computação em nuvem, que é a utilização de software e até mesmo hardware através da internet, por isso o nome computação em nuvem já que não é necessária a instalação de um programa como, por exemplo, um editor de texto para que o mesmo seja utilizado pelo usuário.
Um exemplo de computação em nuvem é o Google Driver, que permite o armazenamento de arquivos divesos em seus servidores e quando preciso os usuários os recuperam através de download.
Mas há vantagens e desvantagens nessa nova tecnologia, as vantagens são que podemos ter mais espaço de armazenamento sem precisar de um hardware local, e com segurança de não perder suas informações, no entanto umas das principais desvantagens é não saber quem poderá ter acesso a suas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário