quinta-feira, 14 de maio de 2015

ERP (Enterprise Resouce Planning)

ERP é um sistema de gestão empresarial. Imagine que você tenha uma empresa que conta com vários sistemas, um para lidar com as contas a pagar, um para gerar folhas de pagamento, um para controlar vendas, um para gerenciar impostos, um para analisar metas e desempenho, entre outros. Em vez de existir um ou mais softwares isolados para cada departamento da companhia, não seria melhor contar com uma integração entre eles, de forma que todos fizessem parte de um sistema unificado? É justamente isso que uma solução de ERP oferece.

Para a melhor implantação do sistema deve haver um estudo, e ser levado em consideração as principais caracteristicas e necessidades de um empresa.

Vantagens de um ERP.

  • Ajudar na comunicação interna;
  • Agilizar a execução de processos internos;
  • Diminuir a quantidade de processos internos;
  • Evitar erros humanos - em cálculos de tributos e pagamentos, por exemplo;
  • Ajudar na tomada de decisões;
  • Auxiliar na elaboração de estratégias operacionais;
  • Agilizar a obtenção de dados referentes a determinados cenários;
  • Diminuir o tempo de entrega do produto ou serviço ao cliente;
  • Ajudar a lidar com grandes volumes de informação;
  • Evitar trabalho duplicado;
  • Fazer com que a empresa se adapte melhor a mudanças no mercado e na legislação.
Desvantagens de um ERP.

  • Alto custo com customização e implementação;
  • mplementação demorada - uma solução de ERP não fica pronta da noite para o dia, como você já sabe;
  • Risco de prejuízo financeiro ou de desempenho com erros inesperados do sistema;
  • Possíveis problemas com suporte e manutenção caso o fornecedor do software seja vendido ou encerre suas atividades;
  • Dependência, que pode dificultar as atividades da empresa quando o sistema fica, por algum motivo, indisponível;
  • Adaptação e treinamento por parte de funcionários podem demorar mais tempo que o esperado;
  • Resistência ao novo, em caso de implementações ou atualizações;
  • O sistema pode exigir mudanças em determinados aspectos da cultura interna da empresa;
  • Pode-se perceber tardiamente que aquela solução não oferece a relação custo-benefício esperada;
  • Ao longo do tempo, atualizações e acréscimos de módulos podem tornar o sistema excessivamente complexo.

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